Anais do 10º CBLA (v. 2, n. 1 )

 

 

 

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

EDIÇÃO ANTERIOR

 

Organização e editoração

Luciana Nunes Viter (FAETEC/UFRJ)

Ana Paula Marques Beato-Canato (UFRJ)

Lilia Aparecida da Costa Gonçalves (UNIGRANRIO/UFRJ)

 

Comissão avaliadora

Luciana Nunes Viter (FAETEC/UFRJ)

Ana Paula Marques Beato-Canato (UFRJ)

Lilia Aparecida da Costa Gonçalves (UNIGRANRIO/UFRJ)

Carla Almeida de Lima (UFRJ)

Fernanda Feres (UFRJ)

Leandro Rodrigo Galindo do Carmo (UFRJ)

 

Comissão acadêmico-científica

Ana Cristina Ostermann, UNISINOS

Ana Elisa Ribeiro, CEFET-MG

Ana Maria Barcelos, UFV

Antônia Dilamar Araújo, UECE

Áurea Suely Zavam, UFC

Branca Falabella, UFRJ

Carla Lynn Reichmann, UFPB

Hilário Bohn,  UCPel

Inês Kayon de Miller, PUC – RJ

Inês Signorini, Unicamp

Júlio César Araújo, UFC

Luiz Fernando Gomes, Uniso

Luiz Paulo da Moita Lopes, UFRJ

Marcelo El Khouri Buzato, Unicamp

Maria Antonieta Alba Celani, PUC–SP

Maria Cecília Perez Souza e Silva, PUC-SP

Maria de Fátima Fonseca Guilherme, UFU

Marilda Cavalcanti, Unicamp

Nukácia Meyre Araújo, UECE

Orlando Vian Júnior, UFRN

Vera Lúcia Lopes Cristóvão, UEL

Vilson Leffa, UCPel

 

Diretoria da ALAB (Biênio 2011-2013)

Presidente: Christine Siqueira Nicolaides (UFRJ)

Vice-Presidente: Kléber Aparecido da Silva (UnB)

Tesoureiro: Rogério Casanovas Tilio (UFRJ)

Secretária: Cláudia Hilsdorf Rocha (UNICAMP)

 

TEMA: ANÁLISE DA CONVERSA

A construção de um PPC de Letras na modalidade de EaD: desafios e perspectivas

Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim (UNINTER)

Edna Marta Oliveira da Silva (UNINTER)

 

Implementação de currículo com base em temáticas e projetos na disciplina de Inglês II do curso de Letras da UFRGS

Anamaria Kurtz de Souza Welp (UFRGS)

Ana Paula Seixas Vial (UFRGS)

 

A casa das cinco mulheres: uma análise sociointeracional de uma conversa em família

Leandro da Silva Gomes Cristóvão (CEFET-RJ / PUC-Rio)

 

A língua portuguesa como unidade abstrata e imaginária: uma leitura do novo acordo ortográfico

Ana Lucia Cheloti Prochnow (UFSM/CMSM)

Adriana Silveira Bonumá Bortolini (UFSM/CMSM)

Silvana Schwab do Nascimento (UFSM)

 

Discurso e construção de identidade na Web: práticas não escolares na formação do professor de línguas

Barbara Cristina Gallardo (Unemat)

 

TEMA: ANÁLISE DO DISCURSO E PRAGMÁTICA

Discursividades sobre o ensino “bilíngue” (português/inglês): acontecimento, memória, subjetividade

Laura Fortes (USP/FAPESP)

 

A ação penal 470 e a manipulação discursiva: representações do processo do “mensalão” construídas por entrevistados

Eliane Velloso Missagia (UFSJ)

 

“Ser professor”: um estudo das representações sociais na fala de Antônio Nóvoa

Tatiana Nathália de Paula (UFSJ)

 

TEMA: AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

Saber ou não saber inglês, eis a questão

Jessiléia Guimarães Eiró (UEPA)

Edwiges Conceição de Souza Fernandes (UEPA)

 

Construção conjunta da metacognição à distância: influência no processo de aprendizagem de línguas

Suely Mesquita Cossenza (CEP-CM)
 

Centros de autoacesso e autonomia: a análise da interação de três jovens aprendizes de segunda língua

Daniele Blos Bolzan (UFRGS)

 

TEMA: CRENÇAS EM ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

Crenças no processo de ensino-aprendizagem de espanhol como LE a brasileiros:

uma análise sob a perspectiva da fonologia de uso

Davidson M. V. Alves (UFRJ / FAPERJ)

 

TEMA: ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA

Do desenho infantil às narrativas orais: estilo e subjetividade no processo de produção textual na alfabetização

Wellington Barbosa Silva (UFAL)

 

TEMA: ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS

O estudante de ensino médio e sua contribuição ao processo avaliativo de língua inglesa

Vitória Maria Avelino da Silva Paiva (UFRN)

 

Canção brasileira: uma proposta de curso de português como língua adicional

José Peixoto Coelho de Souza (UFRGS)

 

Atividades inferenciais de leitura em espanhol – língua adicional em contexto escolar

Diego da Silva Vargas (UFRJ)

 

O desafio de progredir na aprendizagem de inglês na escola pública na perspectiva de alunos do EF II

Eliane Fernandes Azzari (UNICAMP)

 

A ressignificação da identidade do adolescente consumidor na aula de espanhol

Valdiney da Costa Lobo (SME – Duque de Caxias)

 

Iniciação científica júnior: experiências de pesquisas com foco no ensino e aprendizagem

de línguas adicionais com uso de corpora

Shirlene Bemfica de Oliveira (IFMG)

 

TEMA: ENSINO DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS

A produção oral para o exame TOEFL IBT: A preparação de alunos em aulas particulares

Renata Mendes Simões (PUC-SP)

 

TEMA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Formação de  professores X ensino e aprendizagem da leitura e da escrita

Sonilda Sampaio Santos Pereira (UESB/ERTE)

 

Título: Estranhando a formação de professores de línguas

Elio Marques de Souto Júnior (UFRJ)

 

Docentes da área de linguagens: Um olhar na formação continuada no CEFAPRO, polo de Sinop-MT

Leandra Ines Seganfredo Santos (UNEMAT/Sinop)

Rosinda de Castro Guerra Ramos (PUCSP/LAEL)

 

Formação do professor de língua inglesa da escola pública: uma experiência no programa de capacitação da CAPES com o IOE

Sabrina Hax Duro Rosa (IFRS)

 

As macroestruturas na atividade prática do professor de inglês

Fátima Aparecida Cezarim dos Santos (PPGEL-UNESP/RIO PRETO-CAPES)

 

Relações étnico-raciais no estágio supervisionado de língua inglesa

Cristiane Rosa Lopes (UEG)

 

Narrativas de aprendizagem de inglês como língua estrangeira na formação de alunos-professores de Açu/RN

Cleiton Constantino Oliveira (IFRN)

 

Articulações e desarticulações entre teoria e prática na formação inicial de futuros professores de língua estrangeira

Rosangela Sanches da Silveira Gileno (UNESP – FCLAr)

 

TEMA: GÊNEROS TEXTUAIS

O gênero biografia no ensino de inglês e o despertar do pensamento crítico e da autopercepção em sala

Cassiana Bittencourt Mushashe (UTFPR)

Gisele dos Santos da Silva (UFPR)

 

TEMA: LETRAMENTOS

Carta de reclamação como prática social no contexto escolar

Ana Paula Martins Alves (UFC)

 

O livro didático e a ensinagem: Vozes bakhtiniana e vygotskyana no PNLD

Aline L. de A. V. dos S. Vieira (UFRJ)

 

A promoção do letramento crítico em livros didáticos de Língua Inglesa: uma experiência no PIBID

Thiago Moreira (UFRJ)

Rogério Tilio (UFRJ)

 

TEMA: LINGUAGEM E IDENTIDADE

Considerações sobre a homogeneização das identidades no contexto da surdez

Andreza Nora (UNICAMP)

 

O discurso sobre as novas tecnologias no livro didático de língua inglesa

Silvelena Cosmo Dias (UNICAMP/IEL)

 

Pessoas em situação de rua: linguagem, identidade e exclusão

Carlos Alberto Casalinho (UNICAMP/UEMG/FAPEMIG)

 

Identidade e pesquisa do praticante: trabalhando para entender reuniões de iniciação

científica a partir dos princípios de prática exploratória

Sabine Mendes Lima Moura, UVA/PUC-Rio

 

O dizer de si em língua inglesa e o (não) interdito

Márcia Barros Barroso (UNICAMP)

 

Escrita de diários por professores em formação: da queixa à responsabilização e as identificações psicanalíticas

Lauro Take Tomo Veloso (UNITAU/Anhanguera)

 

Em Angola, a Língua Portuguesa de quem é? A influência do dialeto Kisolongo

na concordância verbo-nominal do Português de Luanda

Eugénia Kossi (UniPiaget)

 

Hebe por Hebe: um estudo das construções identitárias no discurso de si

Carla Carvalho Silva (UFSJ/REUNI)

Tatiana Nathália de Paula(UFSJ/CAPES)

 

Adolescentes em conflito com a lei: masculinidade e violência

Hellem da Silva Espíndola – UFRJ

 

TEMA: LINGUAGEM E MÍDIA / MULTIMODALIDADE NO TEXTO E NO DISCURSO

Gêneros Multimodais, multiletramentos na formação de professores

Luzinete Carpin Niedzieluk (UFSC/FMP)

 

A imagem midiática: do pictórico à representação sociocultural

Dina Maria Martins Ferreira (UECE)

Fernando Henrique Rodrigues de Lima (UECE)

 

Leia as instruções: uma análise de textos multimodais em rótulos de alimentos

Marta Aparecida Pereira da Rocha Costa (CEFET-MG)

 

O texto na tela: sincretismo verbo-visual na produção de estudantes em projeto hipermidiático 

Raquel Salcedo Gomes (UNISINOS)

 

A língua que deve ser "dominada" rapidamente - um estudo sobre

a língua inglesa em dois textos da revista Veja

Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite (UFSJ)

 

TEMA: LINGUAGEM E TECNOLOGIA

Reescrevendo na internet: o trabalho com revisão e reescrita

de textos digitais na escola

Sergio Vale da Paixão (IFPR – Jacarezinho/UNESP - Assis)

 

Avaliação em língua inglesa: estudo de caso em uma empresa

Eliana Kobayashi ( UNICAMP)

 

Curadoria na web como prática escolar

Nayara Natalia de Barros (UNICAMP)

 

A ressemiotização em plataformas hipermodais: a rediscussão de binarismos a partir dos transletramentos de fãs

Rafael Salmazi Sachs (UNICAMP)

 

O potencial da plataforma Galanet como novo letramento nas práticas escolares

Débora Secolim Coser (UNICAMP)

 

Os recursos educacionais abertos na plataforma Moodle para o ensino de espanhol como LE

Valéria Jane Siqueira Loureiro (UFS/GEMADELE)

 

A produção de stop motion: contribuições para desenvolvimento de capacidades na área de linguagem

Élidi Preciliana Pavanelli-Zubler (MeEL-UFMT)

Joana Rodrigues Moreira-Leite (MeEL-UFMT)

 

Ensino e games - como os jogos podem contribuir para a aprendizagem de língua estrangeira

Vinicius Torres de Mattos (UFRJ)

 

A escrita colaborativa na interface wiki: outras práticas e novos desafios para a contemporaneidade

Joana Rodrigues Moreira-Leite (MeEL-UFMT)

Élidi Preciliana Pavanelli-Zubler (MeEL-UFMT)

 

TEMA: LINGUAGEM E TRABALHO

Representações do agir docente em materiais didáticos elaborados para formação continuada de professores

Alcione da Silva Santos (EEEFM Ministro José Américo de Almeida)

 

TEMA: LÍNGUAS MINORITÁRIAS

A produção oral de falantes bilíngues hunsriqueano-português na leitura do alemão standard

Sabrina Gewehr-Borella  (UFRGS)

 

TEMA: MATERIAL DIDÁTICO

A inserção dos quilombos nos materiais didáticos de língua portuguesa

Ana Fátima Cruz Dos Santos (UNIJORGE)

 

“English from zog”: o livro didático de Inglês do Programa Acelera Brasil e sua influência no papel desempenhado pela disciplina

Patrícia Helena da Silva Costa (SME/CEFET-RJ/PIPGLA-UFRJ)

 

A reconfiguração do Programa Nacional do Livro Didático de Língua Estrangeira pelos atores sociais

Simone Sarmento (UFRGS)

Larissa Goulart da Silva (UFRGS

 

A transposição dos conceitos da linguística no manual do professor

em livros didáticos de português

Karina Giacomelli (UFPEL)

 

O caráter formativo do manual do professor de língua portuguesa

Gustavo de Souza Montes (UFRJ)

 

Materiais autênticos em sala de aula: a função dos marcadores discursivos para além do livro didático

Taiane Michele Ávila (UFSJ/CNPq)

 

O letramento crítico e os multiletramentos na leitura de um reader em uma turma de PIBID

Bruna Carreira (UFRJ)

 

TEMA: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS

Políticas e planejamento do ensino médio (integrado ao técnico) e da língua estrangeira (inglês):

na mira(gem) da politecnia e da integração

Daniella de Souza Bezerra (IFG)

 

 As marcas evidenciais na fala dos acadêmicos angolanos: reflexão sobre

o estatuto da língua portuguesa fundamentada no corpus do PROFALA

Cláudia Ramos Carioca (UFC)

 

Associação de Pais de Brasileirinhos da Catalunha: política linguística familiar e português como língua de herança em Barcelona

Andreia Sanchez Moroni (UNICAMP)

 

TEMA: TRADUÇÃO

A tradução como um sistema complexo adaptativo: apresentando a teoria

Diogo Neves da Costa (UFRJ)

 

A atuação do tradutor e intérprete de LIBRAS/Português em situação dialogal:

uma proposta de representação esquemática da situação de interpretação

Luiz Cláudio da Silva Souza (UFRJ)