Atual

Doris Cristina Vicente da Silva Matos

Presidenta

Doris Cristina Vicente da Silva Matos

Universidade Federal de Sergipe

Currículo Lattes

Professora associada da Universidade Federal de Sergipe e atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras, na Linha de Pesquisa em Linguística Aplicada. Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense, Especialista em Língua Espanhola Instrumental para Leitura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Graduada em Letras (Português/ Espanhol) pela Universidade Federal Fluminense. Lidera o Grupo de Pesquisa DInterLin: Diálogos Interculturais e Linguísticos (UFS) e integra o GT Transculturalidade, Linguagem e Educação da ANPOLL. Desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada, focando os seguintes temas: formação de professores de línguas, materiais didáticos, currículo, decolonialidade e interculturalidade. Foi presidenta da Associação Brasileira de Hispanistas - ABH - (biênio 2016-2018).

Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de Sousa

Vice-presidenta

Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de Sousa

Universidade Federal da Bahia

Currículo Lattes

Professora adjunta de Língua e Literaturas Italianas da Universidade Federal da Bahia. Possui Doutorado e Mestrado em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia; Graduação em Letras português-italiano pela Universidade Federal do Ceará (2004) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2003). Desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada, focando os seguintes temas: formação de professores de línguas, educação intercultural, pluralidade linguístico-cultural do italiano, materiais didáticos de línguas, Literaturas em língua italiana, políticas linguísticas e decolonialidades. Líder do Núcleo de Estudos em Língua Italiana no contexto Brasileiro – NELIB. É membro dos Grupos de Pesquisas DInterLin: Diálogos Interculturais e Linguísticos” da Universidade Federal de Sergipe e LINCE: Núcleo de Estudos em Língua, Cultura e Ensino.

Danillo da Conceição Pereira Silva

Primeiro Secretário

Danillo da Conceição Pereira Silva

Instituto Federal de Alagoas

Currículo Lattes

Professor de Linguística e Língua Portuguesa do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Arapiraca, onde atua na Educação Profissional e Tecnológica, na graduação em Letras/Língua Portuguesa e na Pós-Graduação em Linguagem e Práticas Sociais. É Doutor e Mestre em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (PPGL/UFS). Realizou estágio de investigação doutoral no Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PIPGLA/UFRJ) em 2021. Foi pesquisador visitante (Visiting Scholar) no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC), Portugal, 2021-2022.

Wagner Rodrigues Silva

Segundo Secretário

Wagner Rodrigues Silva

Universidade Federal do Tocantins

Currículo Lattes

Professor Titular em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Palmas. Possui Licenciatura em Letras (UFPE), mestrado e doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp) e pós-doutorado pela The Hong Kong Polytechnic University (PolyU) e pela Aswan University (ASWU - Egito). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Atualmente, é membro do Comitê Assessor da área de Linguística no CNPq.

Kelly Barros Santos

Primeira Tesoureira

Kelly Barros Santos

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Currículo Lattes

Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora adjunta de língua inglesa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Desenvolvo pesquisas na área de Linguística Aplicada, dentro do escopo dos seguintes temas: educação para justiça social; democratização do ensino-aprendizado de inglês como língua franca (ILF) em espaços localizados nas margens (em abrigos, hospitais, comunidades quilombolas); ensinar e aprender língua estrangeira, para ocupar espaços de poder; políticas públicas para o acesso democrático a língua inglesa e, acima de tudo, discuto a pauta emergencial de/para um ensino de inglês interseccional, atravessados pelas questões de raça, racismo e classe.  Filiada à Associação Brasileira de Pesquisadores (as) Negros(as) (ABPN) e à Rede de Pesquisadores Negres de Estudos da Linguagem (REPENSE). Membro dos Grupos de Pesquisa: Com a palavra, mulheres quilombolas; Poiéticas: Gênero, Corpo, Cultura e Subjetividade; integrante da equipe do projeto Racismo e Antirracismo no ensino de línguas no Estado da Bahia-Brasil. Mas, contudo, para além da Academia, eu sou carnaval nos dias de verão e, nas noites de chuva, sou São João. Sou cuscuzcólatra por escolha e por uma identidade nordestina. Falo muito, gosto de contar e ouvir um bom causo. Não sei cantar, mas danço o canto dos meus e minhas ancestrais. Não sou quadrada, sou reconvexa e... como diz Maria Bethânia: “eu não ando só”. Por essa razão, minha palavra de ordem é aquilombamento.

Alexandre José Cadilhe

Segundo Tesoureiro

Alexandre José Cadilhe

Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF/2013) e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2007), com especializações nas áreas de Gênero e Sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2016) e Leitura e Produção Textual pela Universidade Federal Fluminense (UFF/2004). É Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no Departamento de Educação (área de Ensino de Língua Portuguesa), no Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de pesquisa Discurso, práticas e ideias em processos educativos) e no Programa de Pós-Graduação em Linguística (Linha de pesquisa Linguagem e Humanidades). Tem experiência na área de Educação e Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Linguística; Estudos de Letramentos; Análise do discurso; Estudos Decoloniais, Gênero e Sexualidade; Formação de Professores/as de Línguas.

O que você tem feito em LA? Conte-nos o que você tem feito. Assim, formamos uma grande rede online das pesquisas em LA!

Associe-se! Conheça os benefícios de ser um associado ALAB. Obtenha acesso a conteúdos exclusivos.